23 abril 2012

Radiotelescopio de Arecibo

O Radiotelescópio de Arecibo é o maior radiotelescópio fixo do mundo, e localiza-se em Arecibo, Porto Rico. A sua antena parabólica gigante tem 305 metros de diâmetro e foi construída originalmente em 1963, na cratera de um vulcão extinto, para estudar a ionosfera terrestre. Ele é operado pela Universidade de Cornell, dos Estados Unidos da América e é actualmente a principal ferramenta na busca de vida extraterrestre, através do projecto SETI@home.
Para esses estudos, um radar poderoso é ligado e a resposta da ionosfera é medida. Uma grande antena é necessária porque somente uma pequena fracção da energia do radar é espalhada de volta e retorna à antena para ser medida.
Actualmente, somente um terço do tempo do telescópio é utilizado para estudos ionosféricos; outro terço é dedicado às galáxias e o terço restante está reservado para a astronomia dos pulsares.
O radiotelescópio de Arecibo é claramente o preferido quando se trata de observar novos pulsares, pois o seu tamanho gigantesco torna as buscas mais sensíveis e permite que os astrónomos descubram pulsares ainda não detectados, com intensidade muito ténue para serem avistados com telescópios mais pequenos.
O tamanho gigante do telescópio, entretanto, também tem suas desvantagens. Por exemplo, a antena é muito grande para ser orientada em diversas posições e deve permanecer fixa sobre o solo.
Como resultado, podemos visualizar somente a área do céu localizada directamente sobre ele, sempre ao longo do caminho da rotação terrestre. Esse facto faz com que Arecibo "observe" uma percentagem relativamente pequena do céu. Em comparação, a maior parte dos outros telescópios pode observar de 75% a 90% do céu.
in "wikipédia"

2 comentários:

Shiver disse...

ja filmaram lá um 007 qualquer ;)

oguardador disse...

shiver:
verdade. a wikipédia dá um jeito do caraças lol