10 janeiro 2012

Puritanismo

Bom este post tem algum tempo de atraso. Por vezes peço a alguns amigos que me dêem um tema para escrever. Este é um deles.

O que se pode dizer sobre o puritanismo...? O puritanismo implica que se regrediu de um certo ponto da realidade. O que se costumava fazer socialmente, teve um retrocesso pelos chamados puritanos. Isto envolve tanto a fé como a política em Inglaterra no tempo de Henrique VIII, e seguintes. Não me demoro mais sobre a história.
O puritanismo existe ainda hoje em dia, e é por várias vezes entrelaçado na sociedade com o falso moralismo. Não existe mal algum em ser puritano ou moralista, desde que isso, não seja um acto só por si, de retirar a liberdade ao individuo. De facto isso acontece, quando se cria uma criança. Essa criança sofre a aculturação social em primeiro lugar dos seus pais e depois do seu meio social. Os conflitos existentes em sociedades antigamente conservadoras e os seus filhos com outros valores morais e espirituais, geram um choque difícil de resolver. 
O que mais me revolta são os falsos puritanos e moralistas que professam abertamente isso, e ás escondidas fazem o oposto. Chama-se a isso hipocrisia.
Ora eu não sou puritano nem moralista. Tenho as minhas convicções e valores, sempre respeitando as dos outros. Não imponho a minha visão sobre nada, sou um ser livre, como todos os outros.

3 comentários:

Urban Cat disse...

Say what?

oguardador disse...

Marta: that! :P

Urban Cat disse...

Ahhhhhh...agora sim!