23 agosto 2007

A professora de inglês

Uma vez no 12º ano uma professoara de inglês, uma universitária arrogante, perguntou a toda a turma o que cada um, se pudesse mudava alguma coisa do nosso passado, que não quisessemos que tivesse acontecido. Eu, respondi que não mudava nada, ao contrário dos outros meus colegas. Muito indignada, a professora perguntou-me porque não mudaria nada no meu passado, já que todos e penso eu ela, teriam muitas coisas a mudar. Respondi que não mudava nada porque não é possível mudar o que está feito. Entre dentes disse qualquer coisa que me escapou, mas senti que não estava a contar com a resposta. De facto, nós somos responsáveis pelos nossos actos, sempre asumi os meus, não irei nunca de deixar de assumir o que faço. Eu fiz, está feito. as consequências essas não as posso delegar em outrem. A mim só a mim cabe levar em ombros o meu passado. O bom e o mau.
É fácil pensar que não fizemos tal acto, nem dissemos tal coisa. Mas o facto é que tudo o que nós fazemos nos influência para toda a vida. Influência o futuro. O nosso. Com esta ideia em mente, relembro uma frase que por vezes me vem a cabeça: o destino somos nós que o fazemos. Não deixa de ser verdade se tivermos em conta o que disse anteriormente.
O presente que já é passado, tem consequências inevitáveis no futuro, seja ele próximo ou distante. O homem tem um dom de esquecer as coisas más e exacerbar as coisas boas. Talvez por isso, se diga constantemente que a esperança é a última a morrer e que ainda não se vê uma luz ao fundo do túnel. Tudo isto é o pensamento positivo a manifestar-se e a tentar apagar o que de mau aconteceu anteriormente, para que nós mesmo inconscientemente sejamos levados a procurar o melhor que nós soubermos fazer no futuro.
Saibamos nós aprender com os nossos erros, saibamos nós perdoar, saibamos nós amar.
A vida é uma só. Tem uma linha que não tem recuos. Não escolhemos para nascer é verdade, mas já que aqui estamos, penso que temos que aproveitar o que de bom temos para viver. E quem não sabe dizer os momentos de felicidade que teve neste ou naquele lugar ou ocasião. Esses momentos são para se repetirem. Não vale a pena fugir ao nosso destino como seres humanos. De facto vivemos para saborear o que de bom a vida tem para nos dar. É essa a lição que a vida nos dá.

Sem comentários: